domingo, 30 de janeiro de 2011

Saudades de Dercy



Assisti hoje ao filme " A GRANDE VEDETE", com atuações impecáveis de Jonh Hebert e Zezé Macedo e com Dercy Gonçalves "magistral".
Percebo sua grandeza, quando minhas filhas com 12 e 8 anos sentam-se à frente da tv e se esbaldam com suas peripécias.
Vejo como seu humor é atemporal.
Senti saudades...
Não só da artista, mas da convivência...do contato diário.
Dercy era profunda conhecedora de sua arte e no convívio diário nos brindava com sua sabedoria do palco e da vida.
Sua comicidade sedutora, sua performance arrebatadora, sua grandeza como artista se fazia presente também nos seus comentários, suas percepções e principalmente em seus conceitos.
Aprendi muito com ela e continuo aprendendo, todas as vezes que assisto seu trabalho e me lembro de seus conselhos.
Para mim ela é um norte, uma referência e eu me orgulho muito de ter tido a oportunidade de trabalharmos juntas.
E sem sombra de dúvidas, me bate sempre uma imensa saudade.
Dercy será sempre uma estrela...uma ESTRELA de primeira grandeza!!!!!
Cabe a nós, continuarmos apreciando seu brilho e bebendo da sua fonte.

3 comentários:

  1. Simone:

    Parabéns pelo seu brilhante comentário sobre a saudosa e eterna estrela dos nossos palcos - Dercy Gonçalves.
    Pena é que nem todos tiveram a oportunidade de perceber que a Dercy representava um personagem e que sua grandiosidade como artista cômica era muito mais do que os palavrões que dizia - nunca com a intenção de maltrata - e tão-somente, com o intuito de fazer rir, o que sempre foi sua especialidade.
    Parabéns à TV Cultura pela iniciativa de prestar essa justa homenagem à memória daquela que foi a maior artista cômica do Brasil em todos os tempos.
    Nestor Lopes - Presidente do Museu Dercy Gonçalves - Santa Maria Madalena - RJ.

    ResponderExcluir
  2. Simone,

    Excelentes suas observações sobre a atemporalidade da cena de Dercy e sua importância para a cultura brasileira.
    Tive o prazer de escrever uma tese de doutorado sobre a atriz, defendida em 2009 na Unicamp e indicada pela mesma instituição para o Prêmio Capes de teses 2010.
    O título da pesquisa é "Dercy Gonçalves, o corpo torto do teatro brasileiro", que infelizmente ainda não entrou na biblioteca digital da Unicamp. Se tiver interesse, posso enviar-lhe uma cópia por e-mail.
    Parece que temos idéias parecidas sobre o indiscutível talento e em especial, sobre a inteligência brilhante de Dercy.

    ResponderExcluir
  3. Nestor, que bom reencontrá-lo, mesmo que virtualmente.
    Você sabe muito bem o alcance do trabalho dessa artista ímpar.
    Você acompanhou e ainda acompanha a sua consagração.
    V., manda seu material. Eu tenho muito interesse ao que diz respeito àqueles que eu quero bem.
    Foi só um desabafo.
    Mas fico muito feliz em saber que chegou até pessoas, que como eu, nutrem profunda admiração por Dercy Gonçalves.

    ResponderExcluir