domingo, 15 de novembro de 2009

Comemorar?

Sabe que dia é hoje? Hoje é feriado. Vamos combinar...feriado no domingo ninguém merece, né? Feriado de que? Proclamação da República. Alguém se lembra quem proclamou? Marechal Deodoro da Fonseca. A casa dele foi transformada em museu pelo Exército e é bem bonita e interessante. Fica pertinho do Campo de Santana e da Antiga Casa da Moeda ( senão me engano, agora é o Arquivo Nacional). Vale à pena uma visita, é curioso saber que o estábulo e a cozinha ficavam lado-a-lado. Ah, fica na cidade do Rio de Janeiro.
Voltando à comemoração, eu fiquei pensando na velha república, na política café com leite, no estado novo, na ditadura militar, na nova república, enfim, na nossa trajetória após a data que comemoramos.
Nesses tempos de apagão: apagão moral, ético, de competência, enfim, um apagão geral,eu creio que ter essa data no domingo veio bem à calhar.
Afinal, temos algo à comemorar?

2 comentários:

  1. Vamos combinar também, cada coisa que acontece neste mundo temos um dedo de responsabilidade, pelo que fizemos e pelo que não fizemos ou deixamos de fazer. Se não, até ontem, era separado!!!!! Bom, de qualquer forma, comemoremos atomicamente cada data, para que o tom festivo da vida continue. A coisa tá chata, prá que aumentar a chatice???

    ResponderExcluir
  2. É verdade, comemorar torna a vida mais leve, mais bonita e mais divertida. Vamos comemorar sempre e tudo. Todos os momentos.

    ResponderExcluir